quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Utilidade do FourSquare

Bom dia/tarde/noite!

Já ouviram falar de um aplicativo para celulares chamado de FOURSQUARE?
Bom, além de ser um aplicativo para smartphones, é também uma rede social!



Basicamente o foursquare (<<< clique aqui) é uma rede social baseada em geolocalização... (???).. Ai você se pergunta: "Mas que raio é isso?!
Simples, o aplicativo sabe aonde vocês está, te mostra e mostra para quem está na sua rede (se você autorizar, claro...), isso é feito através do famoso "check-in", isso mesmo, "CHECK-IN", igual fazemos em hotéis quando chegamos, ou seja, a grosso modo seria informar que chegamos ao local.... Vou explicar mais a frente...

Ai você se pergunta denovo: "Mas pra que raio isso serve?!"...
Bom, os objetivos de cada um variam, óbvio, mas vou exemplificar com o meu uso, pois, confesso, sou usuário assíduo e viciado no 4SQ (sigla para foursquare, ok... 4square, 4SQ, etc...)

Faço uso dessa rede/aplicativo de maneira a me divertir e, ao mesmo tempo, me controlar e achar lugares, e acreditem, é MUITO útil sim!

SEMPRE dou checkin, aonde quer que eu vá...... Cheguei no trabalho, dou checkin... Fui ao shopping, dou checkin.... Almocei num determinado restaurante, dou checkin, etc... E ainda dou alguns checkins para meu controle, check-ins esses que não divulgo em minha rede de contatos do aplicativo, pois são, de fato, para meu controle....

Ai vocês me perguntam: "Pra que você fica fazendo checkin em todo lugar? Só para mostrar pros outros aonde está?!" A resposta é SIM e NÃO....

Fazer checkin nos lugares aonde vou, faz com que EU tenha total controle e histórico de datas e horários meus, pois as informações de meu histórico são limitadas aos outros, somente eu terei acesso completo dele...
Um exemplo de aplicação: Durante o mês eu uso várias vezes meu cartão de crédito, mas, infelizmente, alguns estabelecimentos cadastram as maquinhas de cartão com nomes diferentes do nome fantasia do local (almoço no restaurante "Comida Mineira", e na fatura vem descriminado "Maria Joaquina LTDA!!!), e ai como faço para me lembrar aonde gastei?! Acesso o foursquare!!! Sim, consigo isso pois sempre dou check-in nos locais que fui, então consigo "resgatar" essas informações!

Todos os meus check-ins também podem ser feitos de maneira que ninguém da minha rede veja, fica a seu critério (chamado de "off-the-grid", "fora da rede" ou "não compartilhado").

Outra grande vantagem do foursquare, é que, por ser a rede/aplicativo de geolocalização mais famoso e com maior número de usuários, ela também concentra um enorme número de dicas (tips) vindas dos próprios usuários! Eu mesmo sou fanático pro deixar dicas nos locais que já fui.... Veja essa aqui na Avenida Paulista ou essa aqui no Outback .... Até a presente data desse post, são as minhas duas dicas mais "curtidas" pelos usuários do 4SQ...

Ou seja, você consegue saber algo do local antes mesmo de ir... E o melhor é que essas dicas, geralmente, são realmente úteis! Dicas de pratos especiais em restaurantes, atividades num determinado parque, horário de atendimento no local, etc...  A comunidade do 4SQ é bem sensata nesse aspecto, e MUITO organizada, pois os lugares cadastrados nele são todos bem arrumados etc...

Existem "concorrentes" do 4SQ, mas nenhum, ainda, tem a organização de dados como eles...

Ai vem outra pergunta: "Os lugares cadastrados nele? Como assim?!"
SIM, isso mesmo... Com o aplicativo do 4SQ (ou no próprio site deles), é possível vocês buscar, por exemplo, por um restaurante, ou por um tipo de comida, e o 4SQ vai te dar o resultado desejado! Nos smartphones ele vai te dizer os mais próximos de vocês, e inclusive te ajuda a chegar nele!

Esses são os pontos que considero úteis e que utilizo no #foursquare, existem outras maneiras de uso, pois, além de tudo isso, o foursquare é uma rede social, então você pode ganhar medalhas (virtuais) conforme os lugares que você frequenta, ou ganhar medalhas devido a sua frequencia de check-ins, etc... É um jogo útil e divertido!

O resumo geral da "opera" é o seguinte:
- SIM, o foursquare é muito útil! Seja para você se controlar ou para conhecer e descobrir novos lugares para ir!
- Você DEVE tomar um cuidado maior com quem você insere em sua rede de amigos, pois seus checkins vão aparecer para eles (se optar para que apareçam...)
- Você pode criar listas de lugares que já foi, ou que pretende ir (dentre outras inúmeras possibilidades...)
- Foursquare VICIA! hahaha 

Tem uma página brasileira que fala muito sobre o foursquare: http://www.foursquarebrasil.com.br/
Nesse site há bastante sobre o foursquare, mas também estarei escrevendo pouco a pouco por aqui, mas vale a pena acessar esse link! =) 
Olhem esse vídeo do pessoal do Foursquare Brasil (ah, o Foursquare BR não tem vinculo oficial com o Foursquare USA):


Valeu!

Link para outros post:
>>> Utilidade do FourSquare
>>> EU ou NÓS?!
>>> SORRIA, não custa nada!
>>> Etiquetas NEXTEL - Aprenda a usar direito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário